Rua João Adolfo, 118 Cj 1003 - Centro – São Paulo – SP

Telefone

(11) 3101-0441

Expediente

Segunda a Sexta: 9:00 às 17:00

Rua João Adolfo, 118 Cj 1003 - Centro – São Paulo – SP

Telefone

(11) 3101-0441

Expediente

Segunda a Sexta: 9:00 às 17:00

Diabetes Risco de perda auditiva

Risco de perda auditiva

Risco de perda auditiva: Jovens diabéticos têm um risco maior que os adultos para desenvolver perda auditiva. A falta de controle do nível de açucar no sangue pode explicar o motivo pelo qual pessoas com diabetes têm mais problemas auditivos que as demais.

Cientistas japoneses têm estudado a correlação entre diabetes e o predomínio de perda auditiva,cujos  resultados das 13 pesquisas envolveram mais de 20 mil pessoas dos Estados Unidos, Ásia, Austrália e Brasil. Em todas as pesquisas, com excessão de uma delas, foi encontrada uma associação entre diabetes e problema de perda auditiva.

As conclusões revelam que deficiência auditiva é duas vêzes mais comum entre pessoas com diabetes do que as que não sofrem com essa enfermidade. Além disso, a pesquisa revelou também que jovens diabéticos estão num risco maior de contrair diabetes que os adultos.

Controle de açucar no sangue

A pesquisa  mostra que a falta de controle de açucar no sangue  deve explicar o motivo pelo qual as pessoas com diabetes têm mais problemas auditivos que as demais, motivo pelo qual  esse problema nem sempre está relacionado a velhice. Todavia, ainda se desconhece o fato de que um melhor controle de açucar no sangue poderá diminuir algum risco de perda auditiva.

Medicação diurética

Chika Horikawa da Faculdade de Medicina de Niigate, responsável pela pesquisa, afirma que  nem a idade e nem a exposição a ruídos em ambientes de trabalho podem explicar a correlação entre diabetes e perda auditiva e  Horikawa acrescenta que deve haver outras justificativas fora o  próprio diabetes para o problema auditivo.

Correlação

A pesqusa japonesa revelou a correlação entre o diabetes e problemas auditivos, contudo isso é uma associaçção observada e não prova de uma relação de causa e efeito entre os  diabéticos e não diabéticos. Além disso, em outras pesquisas realizadas tem havido a necessidade de esclarecer a relação entre diabetes e a predominância de deficiência auditiva.

O estudo japonês foi publicado pela Revista  the Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (Revista de Endocrinologia Clínica e Metabolismo).

 

 

 

Fonte: http://www.hear-it.org/pt/diabetes-risco-de-perda-auditiva